Música na Chaminé retorna em setembro com homenagem a Claude Debussy

Ponta Grossa - O próximo encontro acontecerá no dia 06 de setembro.

Para homenagear os 100 anos de falecimento do compositor Claude Debussy, o Conservatório Maestro Paulino, mantido pela Fundação Municipal de Cultura, promoverá uma edição especial do projeto Música na Chaminé, com obras do músico francês executadas por alunos e professores da escola. O evento será no dia 06 de setembro, no Centro de Música, a partir das 19h30, e terá entrada gratuita.
“Debussy foi, sem dúvida, um dos mais influentes compositores do século XX. Nesta edição, o repertório será voltado à música impressionista, composto de música instrumental e vocal, para homenagear a passagem dos 100 anos de falecimento do compositor", afirma o diretor artístico do Conservatório, Douglas Passoni.
Claude Debussy nasceu em 1822, na França, e iniciou a carreira de compositor com a música vocal. Ele queria a liberdade para a música, não se restringindo a uma reprodução exata da natureza. Reconhecido pela música inovadora, o compositor influenciou desde Maurice de Ravel a Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos. As composições variam de peças para música de câmara, vocal, instrumental e pianística, além de óperas e balé. A ópera ‘Pelléas et Mélisande’, de 1902, causou estranheza no público pela grande quantidade de texto declamado que pretendia ser uma vertente anti-wagneriana. Debussy morreu em 25 de março de 1918, durante o bombardeio de Paris - a última ofensiva alemã da Primeira Guerra Mundial.

 

....................................
Fonte:
Prefeitura de Ponta Grossa
Assessoria de Imprensa
Texto: Luana Caroline Nascimento


 

 

AS - Editora e Assessoria

InfobNews - Informação Sem Fronteiras

é uma publicação de

AS - Editora e Assessoria

 C.N.P.J.: 20.262.340/0001-06