Programa ampliará o atendimento à população. A partir de agosto 24 novos pontos de trocas serão incluídos no calendário

Ponta Grossa - A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), divulgou na quarta-feira (17) o balanço do programa Feira Verde no mês de junho. No período foram realizados 7.122 atendimentos a população, totalizando a arrecadação de 292 toneladas de material reciclável, valor 33% maior que no mesmo mês do ano passado.

Com a finalização do primeiro semestre do ano, o Feira Verde divulgou também o balanço de trabalho do período. De fevereiro a junho o programa realizou 31.230 atendimentos, que proporcionou a destinação correta de 1.505 toneladas de materiais recicláveis, trocados por 347 mil quilos de hortifrútis e 12.546 vales transporte.
Em 2019, a SMAPA criou uma nova alternativa para arrecadação de material reciclável: o Passe Verde, complemento do programa anunciado em fevereiro. Ponta Grossa foi o primeiro município do país a implantar a iniciativa que troca reutilizáveis por passagem de ônibus do transporte coletivo. Desde então, o programa trocou 50.184 quilos de material reciclável por 12.546 passagens de ônibus.
De acordo com o Prefeito Marcelo Rangel, o objetivo do Programa é trazer soluções a famílias que dependem exclusivamente do vale transporte para seus afazeres diários, ampliando assim o programa para mais pessoas. "Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e a população, que colabora ambientalmente com o município, gerando economia retribuída através do Passe Verde. Além disso, o programa fornece uma nova forma de adquirir os bilhetes de transporte de forma consciente, contribuindo para a educação ambiental e conscientizando a população sobre a importância em reciclar materiais que iriam para o aterro municipal", afirma Rangel.
Para o secretario municipal interino da SMAPA, Bruno Costa, a população aprovou a nova ideia, trazendo ainda mais material reciclável e não afetando a troca por produtos de hortifrúti. “A cada mês estamos monitorando e analisando como a demanda está sendo utilizada pelo município, sempre pensando nos benefícios à população”, salienta.

Pontos de troca
De acordo com o diretor do programa Feira Verde, Izidorio Campos, a partir do início do mês de agosto a população de Ponta Grossa terá a disposição 24 novos pontos de troca para o Feira e o Passe Verde, que serão somados aos 153 pontos que o programa conta atualmente. O calendário de trocas já com os novos pontos incluídos será divulgado nos próximos dias.
Além disso o Feira Verde continua com as ações de sensibilização em Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais. De acordo com a assessora de Projetos da SMAPA, Gianna Banat, somente em 2019, a atividade já foi realizada em 12 instituições de ensino e já possui programação para o início de agosto.

 

....................................
Fonte:
Prefeitura de Ponta Grossa
Assessoria de Imprensa
Texto: Gustavo Ban